As fotos expostas, assim como os textos escritos, salvo nas situações devidamente referidas, são de minha autoria ou, eventualmente, dos que me são próximos. A sua apropriação indevida está vedada a quem o fizer sem a minha autorização. Como compreenderão.

sábado, 13 de março de 2010

Tábua!

Tábua é uma serena Vila, situada nos limites norte do Distrito de Coimbra, mas tão próxima de Viseu que se diria pertença desta, mas não; pertence a ela própria, ou não fosse esta Vila das poucas vilas que são sede de Concelho. Tal como eu lhe pertenço, na genética das minhas origens. Desde miúdo que para lá caminho, e depois de um interregno, próprio de quem procura os seus lugares, para deles fazer seus espaços, a Tábua voltei porque aí me encontrei, entre o meu passado e o meu futuro, transportando no presente os cheiros, os sabores, as imagens guardadas nos arquivos da nossa própria história, as vivências de então, que me ajudam a suportar melhor a dor de quem partiu e que de Tábua surgiu, e a quem agradeço muito do que sou hoje, enquanto Pessoa.
Este lugar não é diferente para mim dos outros lugares que o são para os outros, que somos todos nós. Cada um de nós, por isto ou por aquilo, tirou das suas terras de infãncia as melhores experiências que, hoje, sabemos terem, e o significado importante que têm no espaço da nossa  vida, na vida de cada um de nós. Para mim será Tábua, para ti será outro nome tão dissemelhante como similares serão as sensações que ambos temos desse tempo vivido em idênticas circunstâncias, que foram as circunstâncias da maioria de nós, na altura.
A Tábua continuarei, caminhando, percorrendo as distâncias necessárias, para de lá voltar revigorado, como se a uma cura tivesse recorrido por motivos de saúde; porque de Tábua regresso com os cheiros de então, as memórias reavivadas, porque lá me  reencontro com a minha infãncia, e porque esta me dá aqueles que hoje não podem estar comigo, porque para os ter como os gosto de sentir, terei de voltar a Tábua, sempre!

A Tábua voltarei também aqui.


































1 comentário:

Mª João C.Martins disse...

Há locais nas nossas vidas que são berços, regaços onde, nem sempre sabendo porquê, aconchegam a nossa alma que assim se vê reflectida, nos sabores, nos cheiros e nos sentidos.
Tábua é assim. Um quadro de vida, onde as paisagens têm a beleza que estas excelentes fotos, documentam.